top of page
  • Foto do escritorBadalu Educação Musical

 MÚSICA E PRIMEIRA INFÂNCIA: BASES BADALU:

Nesse primeiro módulo, vamos partir de algumas provocações e refletir sobre nossos contextos,  estabelecendo as bases que sustentam as nossas relações com bebês e crianças pequenas:


- O que compõe a primeira (e primeiríssima) infância?

- Por que ainda perguntam "música para quê”?

- Como bebês e crianças aprendem música?

- Preciso saber para ensinar?


A ideia é trazer as bases da abordagem Badalu (como a MLT, Orff-Schulwerk, Múltiplas linguagens, Psicologia Histórico-Cultural, disciplina positiva, saberes do bebê…) e trazer para a prática através de brincadeiras musicais e reflexões teóricas, dialogando com o que vocês trazerem. 


INFOS IMPORTANTES: 

- Esse curso é pensado para educadorxs musicais de bebês e crianças (principalmente pessoas que dão aula de música, mas também para pedagogxs, cuidadorxs, musicoterapeutas...) que estejam interessadxs em aprimorar seus conhecimentos sobre música e primeira infância, e também aumentar o repertório musical e de recursos pedagógicos

- As turmas serão pequenas, por isso as vagas são limitadas!

-  Os encontros serão semanais durante 1 mês (de 30/07 a 05/08)

- Toda segunda feira, das 18h às 19h30

- Online e síncrono!

- Valor R$350 a ser pago até dia 05/07

Quer saber mais informações sobre a certificação inteira? ACESSE AQUI!



2 visualizações0 comentário
  • Foto do escritorBadalu Educação Musical

É isso. Brincar, brincar e brincar são as atividades mais importantes que as crianças podem fazer. Brincar com a terra, brincar com brinquedos, brincar com amigas e amigos, brincar com a família, brincar correndo, brincar de brincar, brincar na escola, brincar com música!





Por isso, o nosso artigo de hoje traz uma seleção de documentários e vídeos que trazem de uma maneira super poética e essencial a importância do brincar.






Crianças de diversos contextos e países nos apresentam como brincam em casa durante a pandemia do coronavírus, a partir de olhares e relatos de seus familiares

Dirigido por David Reeks e Renata Meirelles



O documentário investiga as memórias infantis dos adultos e reflete sobre a importância do brincar em diferentes fases da vida.

Dirigido por Cacau Rhoden



Durante dois anos, os documentaristas viajaram pelo Brasil registrando o brincar universal de crianças de diferentes realidades.

Dirigido por David Reeks e Renata Meirelles



🎬 Miradas 

O documentário mostra um caminho de observação do brincar livre feito por oito pesquisadores durante um ano.

Dirigido por Renata Meirelles e Sandra Eckschmidt



A série revela a importância do brincar para o desenvolvimento integral das infâncias e a necessidade dessa experiência lúdica para uma educação de qualidade.

Dirigido por Vinícius Gallon



O documentário busca refletir sobre a importância do brincar a partir de diálogos com crianças da Associação Antônio e Marcos Cavanis e com Profissionais da área da Educação

Dirigido por Juliana Ladeia Candido



O filme retrata a participação de crianças em vários grupos de manifestações populares em quatro Estados brasileiros, e a sua relação com um brincar coletivo, inter-geracional e sagrado.






Pegue a pipoca 🍿 e aproveite essas jóias!


5 visualizações0 comentário
  • Foto do escritorBadalu Educação Musical
REFLEXÕES PRÉVIAS… 

  • O movimento representa nosso desenvolvimento? É um processo de autoconhecimento?

  • O pensamento musical depende do movimento corporal? E o quão essencial o movimento é para o aprendizado musical?

  • De quantas maneiras podemos nos mover? Se movimentar é viver?

  • Movimentar-se é dançar? É nosso respirar?



Entendemos que a expressão corporal é um mecanismo básico de sobrevivência do ser humano. Mas, será que estamos atentos a essa nossa capacidade? Será que temos autoconsciência do nosso próprio corpo? Já reparou que quando algum


as pessoas balançam a perna quando ficam ansiosas? E quando estamos felizes? É difícil de impedir o impulso energético que nos leva a querer pular, não é mesmo?


Todo som é o movimento de ondas sonoras que viajam através do ar, que são captadas pelos nossos ouvidos, passando por um processo de decodificação cerebral, até entendermos o que aquele som significa. Podendo ser apenas um som desorganizado, como um ruído, ou um som organizado... música!


A dança é uma organização de movimentos que podem ou não ser acompanhados de música. É uma arte da expressão corporal. Gordon utiliza dos princípios de movimento propostos por Rudolf Laban, que explora a fluidez, o peso, o espaço e o tempo para organizar os movimentos. Movimentos fluídos ou separados, pesados ou leves, ocupando todo o espaço, seguindo em linhas, rolando devagar ou pulando super rápido...


Exploramos as diversas possibilidades do corpo nas aulas de música pois entendemos que as crianças precisam conhecer seu próprio corpo e suas possibilidades para conseguirem associar de maneira significativa a linguagem musical e corporal, assim como todas as possibilidades de aprendizagem de outras muitas linguagens que estão prontas para desenvolver. Concordando com Doug (Play, Sing and Dance, 2015) quando ele afirmar que o movimento nas aulas de música não servem apenas para a liberação da energia tão presente e natural das crianças, serve para darmos forma e conhecimento a sua expressão corporal, trazendo a tona o conhecimento dos ritmos internos e externos.


E se você está interessada(o) em se aprofundar um pouco mais, assista esse vídeo no qual doutor Marco Santoro que nos lembra e ressalta algumas questões essenciais sobre a importância de uma coisa que está sempre com a gente, mas às vezes esquecemos… o nosso corpo, e sua importância e desenvolvimento na infância!


Você pode encontrar esse vídeo buscando no Youtube pelo vídeo "Corpo e Movimento na Educação Infantil - Instituto Alana" ou também pelo link: https://youtu.be/TC3RpoTFb1w

0 visualização0 comentário
bottom of page